A respeito deste mercado e deste tipo de tradução, eis alguns artigos e pessoas que pensaram sobre o assunto:
Primeiramente, a edição especial de 2013 da revista In-traduções sobre "Games e Tradução" :
Editorial
Apresentação
Cristiane Denise Vidal, Viviane Maria Heberle
Artigos
A Localização de Games no Brasil – Um ponto de vista prático
Bruna Luizi Coletti, Lennon Motta
Magic The Gathering sob a ótica da Gramática Visual
Meggie Fornazari
Emulação e emuladores:de Aristóteles ao Atari 2600
Roberto Mário Schramm Jr
Venuti e os Videogames: o conceito de domesticação/estrangeirização aplicado à localização de games
Ricardo Vinicius Ferraz de Souza
Depois disso, temos o dossiê dedicado a esse tema da revista Cadernos de Tradução em 2014:
Dossiê – Localização de games: um olhar interdisciplinar (org. Gustavo Althoff)
Apresentação: Localização de games: um olhar interdisciplinar
Gustavo Althoff
O conceito de “gameplay experience” aplicado à localização de games
Ricardo Vinicius Ferraz de Souza
Enriquecendo com o Didi: no garimpo de uma pedra de toque para a indústria brasileira de localização de videogames
Roberto Mário Schramm Jr.
Apresentação: Localização de games: um olhar interdisciplinar
Gustavo Althoff
O conceito de “gameplay experience” aplicado à localização de games
Ricardo Vinicius Ferraz de Souza
Enriquecendo com o Didi: no garimpo de uma pedra de toque para a indústria brasileira de localização de videogames
Roberto Mário Schramm Jr.
Variedades linguísticas na localização de games: dialetos e raças do World of Warcraft
Heber de Oliveira Costa e Silva
Experiências na localização de arte e trilha de um game sob temática oriental e na construção e tradução de um storytelling
Jorge Luís Rocha
De fã para fã: as traduções de Chrono Trigger
Rafael Müller Galhardi
Heber de Oliveira Costa e Silva
Experiências na localização de arte e trilha de um game sob temática oriental e na construção e tradução de um storytelling
Jorge Luís Rocha
De fã para fã: as traduções de Chrono Trigger
Rafael Müller Galhardi
Apontamentos teóricos e práticos sobre a análise de multimodalidade em jogos digitais localizados
Fernando da Silva
Boa leitura a todos !
Fernando da Silva
Boa leitura a todos !
Nenhum comentário:
Postar um comentário